Eqpto self icb

SEINFRA/DMEQ reforma e moderniza o sistema de refrigeração no prédio do ICB 3

Por Sidney Neves. Em 05/04/22 16:10. Atualizada em 28/08/23 13:43.

O sistema de ar condicionado utilizado no prédio do ICB 3 no Campus ll Samambaia, é conhecido como Self Contained, que é uma unidade de refrigeração independente, possuindo o evaporador e o condensador concentrados no mesmo lugar, podem funcionar por condensação a ar ou a água. Suas aplicações são bastante diversas e atendem instalações em restaurantes, lojas e bancos, além de resfriar eficientemente centros de computação entre outros. Self Contained, traduzido do inglês, quer dizer independente. Isso deve-se ao fato de que as unidades condensadora e evaporadora dividem o mesmo espaço. Normalmente, são encontrados em capacidades que variam de 5TR a 60TR.

O sistema Self Conteined do ICB 3, antes de sua reforma e modernização, não funcionava adequadamente devido à falhas construtivas e com isso, além de provocar manutenções corretivas constantemente,  gerava um consumo bastante elevado de energia, o que  acarretava alto custo operacional à UFG. O sistema operava sem gerenciamento de demanda, funcionando todas as máquinas ao mesmo tempo sem que houvesse necessidade.

Eqpto self icb

A modernização do sistema permite agora que, o conjunto que possui cinco Selfs, trabalhe de forma mais dinâmica, fazendo com que as cinco máquinas não operem simultaneamente, chegando a baixar o consumo de energia próximo a 50%. A lógica de funcionamento estudada e implementada pela equipe de técnicos da Seinfra Equipamentos, possibilita ainda mais eficiência nas manutenções, sem que o sistema de refrigeração seja prejudicado. O sistema passará a funcionar sempre com um equipamento em operação e outro na reserva, em caso de defeito ou parada para manutenções preventivas o equipamento reserva assume, não causando prejuízos ao sistema de refrigeração do prédio ou salas beneficiadas, mantendo sempre um ambiente agradável e na temperatura apropriada.

O sistema adotado na modernização do ICB 3 leva o nome de "Sistema Redundante". Pode-se dizer ainda que o Sistema Redundante é um sistema de gerenciamento de riscos, isso no que diz respeito à evitar uma parada total do sistema de refrigeração. Trata-se de um método que foi estudado, escolhido e implementado pela Diretoria de Manutenção de Equipamentos da Seinfra - DMEQ, e é muito utilizado em grandes empresas pelo conforto e economia que proporciona devido ser bem dinâmico.

Em tempos de crise econômica, a redução do consumo energético tem sido um grande alivio para os grandes empreendimentos, e a SEINFRA/DMEQ tem se mantido atenta à esta necessidade sempre buscando soluções adequadas à cada situação.

Funcionamento do sistema de redundância

O sistema de redundância, mantém processos e equipamentos duplicados, e às vezes até triplicados, para que o serviço não pare em caso de uma pane inesperada. Por exemplo, se um ambiente que necessita de refrigeração contínua, tiver que interromper o serviço por conta de uma pane em um destes equipamentos, isso causará além dos transtornos, um imenso prejuízo. Portanto, ter um sistema redundante, com mais de um equipamento à disposição pode evitar problemas inoportunos e perdas desnecessárias.

Concluímos assim que os estudos de nossas equipes foram os mais adequados, por entendermos que os serviços prestados pela Universidade Federal de Goiás são de extrema relevância tanto ao bem da Ciência como também da comunidade de modo geral.

Os trabalhos envolveram a substituição e modernização dos componentes do sistema de comandos elétricos, reorganização da lógica de funcionamento sendo partida/acionamento de compressores de acordo com a demanda, limpeza e higienização dos equipamentos e ambientes das instalações dos maquinários, ainda foram refeitos todo o isolamento térmico das linhas frigorígenas, eliminação de vazamentos e reposição de gás refrigerante.

Galeria de imagens

As imagens e vídeos abaixo mostram a rotina dos trabalhos que tiveram início nos primeiros dias do mês de março de 2022, extendendo-se até o final do mês de abril do mesmo ano.

Nelson ICB   Selfs em manutenção

Manutenção e modernização do sistema de comando elétrico - Técnicos Nelson Omar e Wisley.

Manutenção nos comando                             Substituição dos rolamentos das turbinas

Carga de Gás refrigerante, limpeza e substituição de rolamentos das turbinas evaporadoras de ar. Técnicos Wisley e Neurysmar.

Limpeza e Higienização  Filtro de ar sendo limpo  Equipamentos e piso sendo lavados

Limpeza e higienização de equipamentos e ambientes. Técnicos Neurysmar e Walner.

Limpeza dos filtros com jato d'água. Técnico Nelson Omar, explicando acionamento escalonado do sistema

Equipe da Seinfra responsável pelos serviços  Jorge Stival

Equipe da Seinfra Equipamentos responsável pela execução dos serviços.

SEINFRA/DMEQ

Secretaria de Infraestrutura da UFG - Diretoria de Manutenção de Equipamentos da UFG.