trabalho

Por dentro da SEINFRA/DMEQ-UFG

Por Sidney Neves. Em 02/05/22 16:18. Atualizada em 28/08/23 13:42.

Com a volta ao trabalho e às aulas presenciais, veio também o aumento na demanda pela manutenção de equipamentos. Por ficarem parados ou sub-utilizados por longo período, muitos equipamentos estão precisando passar por manutenções preventivas e ou corretivas, para que fiquem aptos novamente a serem reutilizados.

A SEINFRA/DMEQ durante estes pouco mais de dois anos de pandemia, onde houve a necessidade do distanciamento social, prosseguiu com sua rotina normal de atendimentos diários, realizando as manutenções nos equipamentos que continuavam em operação.

Nossas Equipes mantiveram-se em atividades contínuas, para garantir um retorno mais seguro e tranquilo às atividades presenciais.

Agora, com a formalização do retorno presencial da comunidade universitária como um todo, a demanda de equipamentos para manutenção tende a aumentar significativamente.

Acompanhe abaixo um pouco da rotina de nossas oficinas, que diariamente atendem a diversos equipamentos gerando economia significativa à UFG.

Oficina de Refrigeração

As programações de atendimento das requisições para Ar-condicionado podem ser consultadas na página da Seinfra Equipamentos no Menu de Opções ➔ Ar-condicionado, ou diretamente por este link: https://www.cemeq.ufg.br/p/39749-previsao-de-atendimento-ar-condicionado

A maior parte dos atendimentos desta oficina são executadas em campo, ou seja, no local onde os equipamentos estão instalados. Em alguns casos de mais necessidade podem ser retirados do local para manutenção em bancada.

A demanda de todas as oficinas seguem sendo atendidas obedecendo à ordem de chegada, casos urgentes  recebem prioridade.

K7 Jatai 6 Jamir Condensadores Gree Craga de gás em condensador

Oficina de Informática

A demanda da oficina de informática sempre se manteve alta, devido à grande quantidade de  equipamentos existentes.

Neste caso, para que se garanta o bom funcionamento destes equipamentos, existem dois principais tipos de manutenção de computadores, que são a manutenção preventiva e a manutenção corretiva.

A primeira delas tem o objetivo de evitar que aconteçam falhas nos equipamentos, e a segunda tem a finalidade de reparar o problema depois que uma falha já aconteceu.

Nesta oficina são reparados além das CPU’s os Monitores, Aparelhos de TV entre outros.

Foto Triagem e Manutenção Douglas realizando manutenção em Imac Sidney realizando manutenção em Imac

Oficina de Mecânica

Diversos equipamentos passam por esta oficina, e muito de seus atendimentos a exemplo da Oficina de refrigeração, são atendimentos externos, além dos serviços que precisam ser feitos em bancada.

Por aqui passam diversos equipamentos que atendem toda a Universidade, são desde equipamentos agrícolas até equipamentos que dão suporte às pesquisas científicas.

Muitas peças são confeccionadas  também na Oficina de Mecânica usando equipamentos como Torno Mecânico, Fresa, Guilhotina, Furadeira de bancada, Policorte, Morsas e Esmeril.

Torneiro Mecânico  Edson técnico mecatrônica Manutenção em compressor Cama Mecânica

Oficina de Óptica

Nesta oficina são reparados os aparelhos como: Microscópio da UFG, Impressoras 3D entre outros equipamentos.

Os microscópios são aparelhos essenciais para todos os trabalhos feitos em laboratório.

Durante a manutenção destes aparelhos é realizada uma limpeza, inspeção de peças e lubrificação de mecanismos e  componentes sensíveis. Nos modelos macrométricos, o sistema mecânico é observado com mais atenção, por ser delicado.

Nesta oficina também são feitas peças usando-se o Torno Mecânico e Impressão em 3D.

Manutenção em Microscópio O Microscópio Óptico, suas partes e funções.Manut. Microscópio

Oficina de Impressoras

Oficina que opera com alta demanda de requisições, devido ao grande número de equipamentos existentes na UFG.

A manutenção corretiva de Impressoras, ocorre quando há indícios de algum defeito que prejudica o seu pleno funcionamento, como atolamentos de papel, manchas, barulhos e código de erros.

Impressoras a laser tendem a ser  mais sensíveis que as jato de tinta e matriciais, porque  são equipamentos  que trabalham com sistema de aquecimento em alta temperatura para a fusão do toner no papel.

Este sistema provoca o ressecamento do material da carcaça, o material ressecado por sua vez, com o tempo, fica fraco e quebradiço, podendo acontecer fraturas durante sua manutenção.

Impressora Brother  Impressoras HP LaserJet CM1312 Brother manutenção

Oficina de Reciclagem

Oficina com alta demanda de requisições. Esta oficina se encarrega de fazer as recargas de tonner para impressoras Laser e de tinta para impressoras jato de tinta.

Um toner recarregado é um toner original vazio que passou por processos seleção e de testes, apresentando o mesmo desempenho.

Durante o processo de recarga de toner, o reservatório de pó  é reutilizado, substituindo peças ou  recondicionando-o.

Este processo de reciclagem evita que o material vá para na natureza provocando sérios problemas ao meio ambiente, vale lembrar que o processo não é infinito e que após o fim do ciclo de reciclagens o descarte deve ser feito da maneira adequada.

Recarga de pó em cartucho de tonner Máquina recicladora Recicla Tonne

Oficina de Eletro-eletrônicos

Nesta Oficina na parte de Eletrônica, são feitas as manutenções de Nobreaks, Estabilizadores, Aparelhos de som, Caixas de som, Datashow, Balanças, Placas dos aparelhos de refrigeração e aparelhos científicos. Na parte dos Eletros são feitas manutenções em aparelhos de Microondas e Cafeteiras.

Placa de Nobreak Nobreaks aguardando manutenção Cafeteira já reparada Cafeteira aguardando manutenção

SEINFRA/DMEQ-UFG

Secretaria de Infraestrutura da UFG -Diretoria de Manutenção de Equipamentos da UFG.