Em manutenção

Nossas atividades pela UFG - DMEQ/SEINFRA-UFG 2023.

Por Sidney Neves. Em 28/08/23 14:23. Atualizada em 04/09/23 16:08.

DMEQ/SEINFRA e a UFG. Instagram Seinfra

 


    O vídeo abaixo mostra os técnicos do DMEQ/SEINFRA-UFG, realizando a manutenção e higienização de um sistema de ar-condicionado Split. Atentem para a quantidade de resíduos que são eliminados durante este importante processo. Atenção! - Quem respira o ar sujo pode ter crises de rinite, sinusite, asma, bronquite e até pegar doenças graves, como pneumonia. Para evitar problemas, o cuidado vai além da manutenção. “Quando o Ar-condicionado não estiver sendo utilizado, a atmosfera ambiente ainda assim necessita de uma renovação de ar. Manter as portas e janelas abertas, caso seja possível, promove a circulação e renovação do ar mantendo um ambiente arejado e saudável. Vale lembrar que uma temperatura de conforto durante o uso do Ar-condicionado é de 24º. Esta temperatura proporciona além da sensação térmica de conforto, uma boa economia de energia.

Créditos da arte e edição de vídeo: Gabriel Soares

Manutenção sendo executada pelos técnicos do DMEQ/SEINFRA-UFG, Neurysmar Cerrano e Gabriel Soares.

Abaixo, manutenção em Unidade Condensadora VRF.

VRF em manutenção

Manutenção realizada pelos técnicos do DMEQ/SEINFRA-UFG Marlon Glaycon e Walner Luiz

O VRF é um modelo de sistema de refrigeração para grandes espaços, distribuindo maquinário específico à refrigeração em diversos cômodos do ambiente, conhecido internacionalmente como “variable refrigerant flow”, que significa Vazão de Refrigerante Variável em tradução simples, levando no Brasil também a sigla VRV, figura abaixo.

VRVs

Abaixo, Manutenção em Condensadora de Ar Split.

Manutenção em Condensadora de Ar Split.  Limpeza de condensadora

Manutenção realizada pelos técnicos DMEQ/SEINFRA-UFG, Gilson Cardoso e Adriano Feitosa

Uma curiosidade,  nome “split” significa “dividir” em inglês. Portanto, diz respeito à divisão do ar-condicionado em duas unidades, a externa e a interna. A unidade interna leva o nome de evaporadora. Já a condensadora é a parte externa, instalada fora do ambiente e conectada à estrutura evaporadora pela tubulação. Uma boa manutenção e limpeza desta unidade reduz o consumo elétrico.

Abaixo, usinagem de peças em Torno Mecânico

Usinagem de peça

Usinagem de peça sendo realizada pelo técnico DMEQ/SEINFRA-UFG, Vinicius Nunes.

A usinagem de peças de aço é o processo que visa transformar a matéria prima bruta em peças e ferramentas para os mais diversos setores da economia e principalmente o setor industrial. O processo de usinagem consiste em moldar o aço com a utilização de máquinas como o torno, a fresadora, furadeiras, entre outras.

Abaixo, manutenção em Gerador Elétrico

Gerador

Manutenção do Gerador sendo realizada pelo técnico DMEQ/SEINFRA-UFG, Michel Paim.

Um gerador de energia elétrica é qualquer máquina que usa energia mecânica, química, solar ou de qualquer outro tipo para produzir energia elétrica. Ou seja, é um sistema de transformação de uma energia em outra. O seu funcionamento vai depender do tipo de fonte de energia. No caso acima funciona por combustão.

Abaixo, manutenção em Lavadoras de roupa e Tanquinhos

Lavadora

Manutenção em Lavadoras Top Load, sendo realizada pelo técnico DMEQ/SEINFRA-UFG, Cássio Reges.

Como é feito a higienização em lavadoras de roupa modelo top load. Demonstração técnico Cássio Reges. Edição de vídeo: Gabriel Soares.

 

Quais são os tipos de lavadoras?
Basicamente, são dois tipos de lavadora: com eixo vertical e abertura por cima, também chamadas de “top load”, ou com eixo horizontal e tampa frontal, chamadas de “front load”. As máquinas “top load” são mais comuns no Brasil e oferecem a vantagem da abertura da tampa a qualquer momento do ciclo de lavagem.
--- x ---

Vários outros tipos de equipamentos são atendidos pelas Equipes Técnicas DMEQ-SEINFRA/UFG. Possuímos uma Equipe Multidisciplinar à disposição da UFG. Confira mais matérias e informações em nosso Site.

Instagram Seinfra

DMEQ/SEINFRA-UFG 2023.