Perguntas Frequentes (FAQ)

Perguntas Frequentes

 

  • Como devo proceder para abertura de uma Requisição/OS?

Inicialmente é necessário ter o perfil o atribuído pelo CERCOMP para solicitação de manutenção no módulo Infraestrutura. Atendida está condição, siga os nossos tutoriais no menu desta página em texto ou em vídeo ou em nossa página no Instagram.

 

  • Posso encaminhar o equipamento à SEINFRA Equipamentos (antigo CEMEQ) sem antes abrir a Requisição?

Não. A Requisição deve ser aberta e autorizada pela Direção da Unidade/Órgão antes do envio do equipamento para manutenção.

 

  • Como eu devo identificar o equipamento na Requisição?

É necessário fazer uma descrição detalhada do equipamento, informando marca, modelo, número de série e tombamento. Equipamentos de ar condicionado possuem ainda etiquetas afixadas com o número de controle do CEMEQ que também deve ser informado durante a abertura das Requisições.

 

  • Devo cadastrar uma Requisição para cada equipamento ou apenas uma para vários?

De modo geral, deverá ser cadastrada uma Requisição para cada equipamento, separadamente. Cartuchos de toner e tinta de impressora são exceções. A requisição deverá ser aberta de acordo com o modelo do cartucho, sendo apenas uma requisição para todos os cartuchos de mesmo modelo.

 

  • Quais são as informações importantes que devem constar na Requisição?

Caso sejam deixadas capas, caixas, mochilas ou bolsas que acomodem o equipamento, isto deve ser informado durante a abertura da Requisição. No momento da coleta no local ou recepção do equipamento na secretaria da SEINFRA Equipamentos, isto será conferido e confirmado diante do responsável para que não haja mal-entendidos no momento da devolução do equipamento reparado. Além disso, o defeito deve ser especificado detalhadamente, assim como o local e dados para contato com o usuário do equipamento. É importante também preencher corretamente o horário de funcionamento do local onde está o equipamento.

 

  • Os equipamentos devem ser enviados limpos e desinfectados?

Sim. A SEINFRA Equipamentos orienta os usuários que ao enviar equipamentos para manutenção, estes estejam limpos e desinfectados, livres de qualquer tipo de fungo, bactéria ou algo que possa colocar em risco o técnico que irá realizar a manutenção. Alguns exemplos de equipamentos que se encaixam nesse quesito são: equipamentos de laboratórios, ensaios biológicos e análises químicas; estufas BOD; autoclaves; estufas; centrifugas; e microscópios.

 

  • O serviço pode ser solicitado para ser realizado no local do equipamento?

Não. A regra é que todos os equipamentos devem ser enviados à SEINFRA Equipamentos. Para o caso de aparelhos de ar condicionado, as manutenções preventivas podem ser realizadas no local. Para o caso de nobreaks, deve ser informado as dimensões e a potência do equipamento, e se este pode ser retirado do local. Situações não tratadas aqui serão avaliadas caso a caso.

 

  • Para o caso de computadores, devo fazer o backup antes de enviar os equipamentos à SEINFRA?

Sim. Caso não seja possível, a SEINFRA não se responsabilizará por eventuais perdas de dados, uma vez que backups são de estrita responsabilidade do órgão, departamento e usuário. Recomenda-se fortemente que os arquivos importantes sejam salvos na nuvem, utilizando plataformas como Dropbox, OneDrive, Google Drive, ou outra de sua preferência.

 

  • Para o caso de computadores, quando houver a instalação de um novo HD, qual o sistema operacional será instalado?

Caso não haja uma licença compatível do Windows, será instalado algum sistema Linux, como Ubuntu, Mint, Windows FX, etc. O sistema escolhido será o mais adequado para as configurações do computador.

 

  • É necessário enviar as fontes de notebooks e monitores quando eles forem enviados para reparo?

Sim. É imprescindível que fontes de alimentação externas sejam enviadas juntamente com o equipamento original. Devido a diversidade de modelos dos equipamentos, não é possível manter uma fonte específica para cada modelo. Caso a fonte não seja enviada junto com o equipamento, este será devolvido à unidade sem que o reparo seja efetuado.

 

  • Como posso acompanhar o andamento da manutenção do meu equipamento?

É possível acompanhar o andamento da requisição pelo SIPAC. Caso deseje consultar o andamento por telefone, você deverá informar o número da requisição.

 

  • O que significa cada status da requisição no SIPAC?

PENDENTE DE AUTORIZAÇÃO CHEFE UNIDADE: É necessário que o diretor da Unidade/Órgão aprove a requisição.

ENVIADA DIRETORIA DE MANUTENÇÃO: O equipamento pode ser levado até a SEINFRA para reparo.

AGUARDANDO VISITA: A requisição está sendo analisada pela secretaria para ser encaminhada para o técnico.

EM ROTA VISITA: O equipamento está na Oficina com o técnico responsável.

AGUARDANDO AVALIAÇÃO DO REQUISITANTE: O equipamento está pronto e pode ser retirado na SEINFRA.

 

  • Devo ligar meu computador em estabilizador ou na tomada?

Antes de ligar o seu computador, sempre verifique a tensão da fonte na parte traseira do gabinete. Caso a seleção de tensão não seja feita de forma automática, a SEINFRA sempre envia os computadores com a chave em 220V. De modo geral, é recomendado que todos os computadores sejam ligados diretamente na tomada.

 

  • Devo ligar minha impressora em estabilizador ou na tomada?

A grande maioria das impressoras funcionam somente em 110V. Desta forma, é imprescindível verificar a tensão do equipamento antes de ligá-lo. Caso a tensão de funcionamento seja 110V, a impressora deve ser ligada em um estabilizador ou em um transformador. É importante verificar a potência da impressora e do estabilizador/transformador. Para o funcionamento adequado da impressora, é necessário a potência do estabilizador/transformador seja maior que a potência da impressora.

 

  • Devo enviar as impressoras com cartuchos?

Sim. As impressoras deverão ser enviadas para manutenção com os cartuchos e com a fonte de alimentação externa, para que o técnico possa testar o equipamento.

 

  • Os nobreaks reparados devem ser ligados na tomada?

Sim. Os nobreaks consertados devem ser ligados para que as baterias não sejam descarregadas.

 

  Cafeteiras elétricas, o que devo enviar junto?

Para uma manutenção eficiente e completa, as cafeteiras devem ser enviadas com os acessórios e um mínimo de 200g de café em grãos para os testes necessários pós manutenção.